Comunicação para Docentes – Pós Graduação do Ensino Superior

Um sábado especial e dinâmico ao lado dos alunos da Pós Graduação – Docência do Ensino Superior na Faculdade Univértix.

4

Ter sucesso na carreira com certeza é o sonho de muitos profissionais, mas se tornar um professor e através desta profissão transmitir conhecimentos sendo um agente formador de opiniões, é algo ainda maior. Por isso a preparação e evolução são constantes, e o domínio do conteúdo, ao contrário do que muitos imaginam, não é suficiente para garantir o bom desempenho de um docente em sala de aula.

Afinal, passar quase 60 minutos escutando uma pessoa falar sem ao menos parar para tomar fôlego não é tarefa das mais fáceis. Imagine só se esse discurso estiver repleto de vícios de linguagens e pausas? Não há bocejos, sonecas e inquietações da plateia que resistam.

“Você, professor, já ocupou o papel de aluno e sabe muito bem o que isso significa. Agora, do outro lado do jogo, é preciso traçar estratégias para não cometer os mesmos erros de alguns de seus ex-mestres e companheiros de profissão.”

É justamente esse o segredo do sucesso das aulas de docentes como o professor de sociologia da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Luiz Guilherme Brom, que coleciona mais de 20 anos de experiência na área acadêmica. Sempre obtive excelentes resultados nas avaliações discentes dos cursos de graduação e pós-graduação. Isso é reflexo do meu comportamento dentro de sala de aula, conta. E a comunicação, segundo ele, é a espinha dorsal de suas aulas. É por meio dessa ferramenta e de suas diversas formas que consigo vencer um dos principais desafios da profissão: o de transformar o processo ensino-aprendizado em algo atraente, sem sequer usar medidas de imposição, revela.

Sem título

Conheça a linguagem do aluno –  O ideal é que a comunicação do professor esteja ligada, simultaneamente, a todos os sentidos: AUDITIVO – VISUAL  – CINESTÉSICO.

Isso porque cada aluno tem características próprias para assimilar o conteúdo, quanto mais canais forem utilizados na comunicação, maior o número de pessoas atingidas.

O professor pode inspirar ou desestimular a carreira ou área que o aluno irá seguir.

Em uma pesquisa sobre carreira que eu apliquei com 70 alunos, 63% responderam que ainda na Faculdade já haviam escolhido uma área profissional para seguir por inspiração do seu professor.

Repito aqui o que disse aos alunos da Pós de Docência no Ensino Superior:

  • Estimule o seu aluno a falar e fazer apresentações
  • Adeque a comunicação para o seu público
  • Trabalhe a sua imagem
  • Forme profissionais capazes de falar sobre suas ideias.
  • Leve para a sala de aula elementos do mundo corporativo e empreendedor.

A sala de aula evoluiu, os materiais de apoio e pesquisas estão sempre evoluindo, portanto a comunicação e dinâmica de interação também acompanham este mesmo processo.

 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire

 

Suellen Ferrari

Deixe seu comentário