Fui convidado para fazer uma palestra, e agora?

Enquanto palestrante é nosso dever sermos interessantes, ou não deveríamos nos colocar diante da plateia, pois não há nada pior do que ser rotulado como despreparado, enfadonho e chato. Um dos atalhos mais curtos para o fracasso é a arrogância, ter convicção de que é expert em vários assuntos e não ter interesse em ouvir a opinião dos outros. Isso indispõe toda a plateia para as coisas que você vai dizer. Uma vez rotulado você irá precisar de muito treino e humildade para recuperar a admiração perdida.

Então, não existe uma receita única que dê certo para todos. Mas eu te posso ajudar contando sobre os passos imprescindíveis. Aqueles que todos tiveram de dar, em algum momento de suas carreiras com a fala em público.

 

  1. CONHEÇA BEM O ASSUNTO SOBRE O QUAL IRÁ FALAR:

Quem quer ser palestrante, tem de ter conteúdo. Tem de falar o que a maioria ainda não ouviu. Tem de tocar o público com algo de que eles ainda não saibam. Ou que seja tão relevante que o simples fato de você lembrar a eles já promove novos comportamentos e motiva novas crenças.

Estude, pesquise e escreva sobre o que irá falar para os outros. Torne-se o melhor interprete da sua informação.

Se você irá falar sobre as novas metas da empresa é bom inspirar/ensinar/orientar as pessoas para atingi-las. Esqueça as lorotas! Falar bem é utilizar o conhecimento técnico e o adquirido durante a vida para organizar o pensamento.

 

  1. APRENDA AS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA:

Não se engane, a fala em público como qualquer ação de sucesso requer planejamento, emprego de técnicas e muito treino.

O profissional de sucesso sabe a grande diferença entre simplesmente falar e se comunicar com assertividade, afinal chega um momento que sua carreira pede mais, pede evolução, pede falar em público.

Saber falar pode até ser um dom. E quem o tem, é certamente um privilegiado!

Porém, é também uma técnica e pode ser aprendida, ou refinada. Por isso faça cursos, leia, estude, atualize-se e aplique as técnicas de Oratória. Tenha um modelo para se inspirar.

E assim como aprender uma nova língua, dedique-se a praticar e colocar em pratica os ensinamentos absorvidos.

Cabe aqui uma frase muito usada por Gerônimo Thelm, conhecido por ser o coach dos coaches e idealizador do Programa Profissão Coach:

“Conhecimento, pratica e repetição

3.CONEXÃO COM A LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal é a administração do tempo, do espaço da aparência, da postura, do gesto, da expressão facial e do contato visual (Carol Goman, 2014). Pesquisas nos campos da neurociência e da psicologia provaram que esse fator é crucial para eficácia da liderança.

Lembre-se sempre que as pessoas estarão observando as suas ações principalmente em palestras, afinal elas querem entender porque devem confiar em você. Se você deseja ser um grande palestrante ou lembrado pelos seus conhecimentos em determinado assunto, precisará se acostumar a ser examinado e avaliado em todos os seus movimentos.

Cinco dicas para transmitir confiança e profissionalismo:

  1. Mantenha o corpo ereto, não balance demais, evite encostar e se apoiar.
  2. Conserve a cabeça e olhos erguidos. Encare a plateia e escolha pontos entre as pessoas para fixar o olhar.
  3. Um sorriso sincero aquece até situações ambientes hostis.
  4. Nunca se retraia
  5. Mova-se com propósito, energia e entusiasmo.

 

Desejo que sua jornada seja prazerosa e repleta de novas descobertas quanto a chegada ao seu destino. Sucesso e muitos aplausos!

 

Acesse o Site

Deixe seu comentário