A ordem PENSAR E FALAR, altera o produto.
Com certeza você já participou de uma reunião de negócios, palestra, aula ou até mesmo uma conversa informal e em um determinado momento percebeu que estava admirando a comunicação e oratória do interlocutor? Ele parece ter certeza de suas colocações, as palavras acompanham a linguagem do seu corpo, faz pausas sem que ninguém o interrompa, consegue ainda segurar todos pelo olhar como se falasse com cada um dos presentes, te fazendo sorrir sem banalizar o foco da informação… E de repente você se flagra acenando com a cabeça em um ato de concordância com o seu interlocutor, e ainda expressa algumas das seguintes afirmativas: “Nossa, ele tem o dom da oratória!” e “Eu não consigo falar tão bem quanto ele!”
Posso imaginar o quanto você gostaria de ter este “dom”, não é mesmo?
O problema está em alinhar todas as modalidades da comunicação, ao nervosismo de ser avaliado, ou ainda conter o medo e a ansiedade de falar em público… Afinal você precisa convencer às pessoas da sua ideia, da sua certeza e do quão preparado está ao se colocar a frente delas. E ainda escuta uma voz que diz: “Você não pode perder essa oportunidade!” E na verdade essa é a ideia que temos que ter em mente quando falamos de oratória e comunicação: OPORTUNIDADES
A incapacidade de se comunicar bem com o seu mundo – “sua plateia” representa um rápido caminho para o fracasso:
- Produtos deixam de ser vendidos
- Projetos não recebem apoio
- Carreiras jamais decolam
Observe que as pessoas bem sucedidas são geralmente as que se comunicam melhor, sabem fazer com que o público entre em AÇÃO após ouvir e assimilar a sua ideia. Pense em casos como Nelson Mandela, Abraham Lincoln, o CEO da sua empresa, o professor que te inspira, enfim, todos eles não teriam chances de sucesso se não soubessem falar bem em público. Para você refletir:
- Quantas oportunidades você já perdeu por não aceitar falar em público?
- O que isso impactou em sua vida?
- Por que falar em público é importante para você?
Perceba que bons oradores conseguem estabelecer uma troca maravilhosa com seus ouvintes, assim como bons conversadores fazem o mesmo em eventos sociais, pois percebem que as pessoas desejam reconhecimento acima de tudo. Seja qual for a sua profissão (médico, dentista, professor, empresário, bancário, executivo, vendedor, etc) pode apostar que comunicar de forma assertiva com o público fará com que você se destaque na sua profissão.
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